GRAMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS DO PORTUGUÊS: com a palavra, os autores
RESUMO
Reunião dos autores de obras contemporâneas chamadas de “gramáticas” da
língua portuguesa do Brasil: Ataliba Teixeira de Castilho, Evanildo Bechara,
José Carlos Azeredo, Marcos Bagno, Maria Helena de Moura Neves, Mário Perini.
E, representando a gramática contemporânea da língua portuguesa em Portugal,
Maria Helena Mira Mateus. Um livro único, no qual os autores refletem como
gramaticógrafos (historiógrafos gramaticais) de si mesmos. O resultado é um
livro documental, histórico: qualquer estudioso que, em qualquer época, fizer
um trabalho de historiografia linguística sobre qualquer das gramáticas em
questão terá de passar pelo que cada um dos autores disse a respeito de sua
obra.
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Gramática contextualizada:
limpando "o pó das ideias simples"
RESUMO
Este livro tem como objetivo o trabalho
pedagógico em torno da língua portuguesa no Brasil. Seu objetivo é de natureza
político-social, pois tem como propósito o fortalecimento da consciência de que
o desenvolvimento global de uma comunidade depende das condições de letramento
desse grupo. Irandé Antunes pretende ampliar a compreensão de que a competência
linguístico-comunicativa das pessoas é um dos recursos fundamentais para o
êxito de suas múltiplas atuações sociais, sobretudo no âmbito profissional e dentro
de contextos urbanos. Aqui, interessa a pouca atenção dada à questão do
ensino-aprendizagem da língua nas escolas, sobretudo naqueles aspectos que
tocam diretamente o desenvolvimento de competências em leitura e em escrita.
Mais especificamente, este livro quer tratar de questões ligadas ao ensino da
gramática, que, na tradição escolar, tem-se tornado o vetor da atividade
pedagógica e, geralmente, sua dificuldade maior. Nesse particular, pretende
contribuir para aclarar o entendimento do que seria, no exercício pedagógico do
trabalho com a linguagem, uma gramática contextualizada. Irandé Antunes vai
enfim reconhecer à gramática seu lugar no ensino, estabelecendo- a como
necessária, mas nunca suficiente, ao mesmo tempo em que descortina à escola
toda a extensão de sua tarefa político-social.
AUTOR(A): Irandé Antunes
ANO: 2014
ANO: 2014
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GRAMÁTICA DE SIGNIFICADOS
RESUMO
Os estudos de
gramática reunidos na obra, destinam-se a qualquer público que se interesse
pelo estudo de línguas e como elas funcionam. Em especial, as discussões
auxiliarão alunos na escolha de estruturas que de fato, expressem os
significados que eles desejam, sendo também um apoio aos professores na
condução do ensino de línguas. Como consequência, o livro é organizado em torno
de funções e significados. Em particular, trataremos o tema modalidade deôntica
sob a perspectiva do funcionalismo. Apresentamos uma proposta para uma
tipologia da modalidade deôntica no que diz respeito aos graus de persuasão
estabelecidos pelo contexto. Também, por meio dos parâmetros quando o professor
está ensinando a língua e quando não a está ensinando e seus sub-tipos,
compreendemos melhor como ocorre a persuasão no ambiente de sala de aula de
língua inglesa como língua estrangeira. Incluímos ainda o parâmetro da força
ilocucionária e sua sub-divisão. E, embora os parâmetros escolhidos possam
ainda ser melhorados, entendemos que as observações feitas a partir do corpus
de sala de aula contribuem para entendermos a gradação da persuasão no
ensino de língua inglesa como língua estrangeira.
AUTOR(A): Maria Fabíola Vasconcelos Lopes
ANO: 2014
ANO: 2014