Lançamentos de Livros






GRAMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS DO PORTUGUÊS: com a palavra, os autores


RESUMO
Reunião dos autores de obras contemporâneas chamadas de “gramáticas” da língua portuguesa do Brasil: Ataliba Teixeira de Castilho, Evanildo Bechara, José Carlos Azeredo, Marcos Bagno, Maria Helena de Moura Neves, Mário Perini. E, representando a gramática contemporânea da língua portuguesa em Portugal, Maria Helena Mira Mateus. Um livro único, no qual os autores refletem como gramaticógrafos (historiógrafos gramaticais) de si mesmos. O resultado é um livro documental, histórico: qualquer estudioso que, em qualquer época, fizer um trabalho de historiografia linguística sobre qualquer das gramáticas em questão terá de passar pelo que cada um dos autores disse a respeito de sua obra.


AUTOR(A): Maria Helena de Moura Neves e Vânia Cristina Casseb Galvão(Orgs.)
ANO: 2014
 

******



Gramática contextualizada: limpando "o pó das ideias simples"
 



 
 RESUMO
Este livro tem como objetivo o trabalho pedagógico em torno da língua portuguesa no Brasil. Seu objetivo é de natureza político-social, pois tem como propósito o fortalecimento da consciência de que o desenvolvimento global de uma comunidade depende das condições de letramento desse grupo. Irandé Antunes pretende ampliar a compreensão de que a competência linguístico-comunicativa das pessoas é um dos recursos fundamentais para o êxito de suas múltiplas atuações sociais, sobretudo no âmbito profissional e dentro de contextos urbanos. Aqui, interessa a pouca atenção dada à questão do ensino-aprendizagem da língua nas escolas, sobretudo naqueles aspectos que tocam diretamente o desenvolvimento de competências em leitura e em escrita. Mais especificamente, este livro quer tratar de questões ligadas ao ensino da gramática, que, na tradição escolar, tem-se tornado o vetor da atividade pedagógica e, geralmente, sua dificuldade maior. Nesse particular, pretende contribuir para aclarar o entendimento do que seria, no exercício pedagógico do trabalho com a linguagem, uma gramática contextualizada. Irandé Antunes vai enfim reconhecer à gramática seu lugar no ensino, estabelecendo- a como necessária, mas nunca suficiente, ao mesmo tempo em que descortina à escola toda a extensão de sua tarefa político-social.




AUTOR(A): Irandé Antunes
ANO: 2014


******


GRAMÁTICA DE SIGNIFICADOS


RESUMO
Os estudos de gramática reunidos na obra, destinam-se a qualquer público que se interesse pelo estudo de línguas e como elas funcionam. Em especial, as discussões auxiliarão alunos na escolha de estruturas que de fato, expressem os significados que eles desejam, sendo também um apoio aos professores na condução do ensino de línguas. Como consequência, o livro é organizado em torno de funções e significados. Em particular, trataremos o tema modalidade deôntica sob a perspectiva do funcionalismo. Apresentamos uma proposta para uma tipologia da modalidade deôntica no que diz respeito aos graus de persuasão estabelecidos pelo contexto. Também, por meio dos parâmetros quando o professor está ensinando a língua e quando não a está ensinando e seus sub-tipos, compreendemos melhor como ocorre a persuasão no ambiente de sala de aula de língua inglesa como língua estrangeira. Incluímos ainda o parâmetro da força ilocucionária e sua sub-divisão. E, embora os parâmetros escolhidos possam ainda ser melhorados, entendemos que as observações feitas a partir do corpus de sala de aula  contribuem para entendermos a gradação da persuasão no ensino de língua inglesa como língua estrangeira.



AUTOR(A): Maria Fabíola Vasconcelos Lopes
ANO: 2014


******